Total Security - totalsecurity.com.br
Virus & Malware
Quinta - 03 de Março de 2011 às 08:32

    Imprimir


A arquitetura aberta do Android, uma de suas principais vantagens, pode ser também seu calcanhar de Aquiles. Recentemente, a Google apagou 21 aplicativos que continham malwares, tanto de sua loja virtual quanto dos cerca de 50 mil celulares que já os haviam baixado.

Para enganar os usuários, crackers copiaram programas populares para a plataforma, infectando-os com pragas e disponibilizando-os na Android Market com outros nomes – mas que lembrassem o original. Tão logo eles eram instalados, os cibercriminosos poderiam roubar informações pessoais da vítima. Todos foram enviados pelo usuário Myournet.

Os responsáveis pelo site especializado Android Police afirmam que a Google, quando avisada por eles, retirou os aplicativos em menos de cinco minutos. Mas, segundo o comentário do desenvolvedor de um dos programas copiados – postado no portal Reddit – ele já havia descoberto o problema há mais de uma semana, quando começou a receber notificações de falhas enviadas pelos softwares falsos.

O desenvolvedor diz que “já havia avisado a Google por todos os canais possíveis: por DCMA, pela opção disponível na Android Market ou no campo de ajuda do serviço”. Ainda assim, a empresa não respondeu. “Sorte que o Reddit publicou um aviso, já que logo depois todos os softwares maliciosos foram apagados. Deveria existir um maneira mais fácil e rápida de fazer a Google agir”, concluiu.

No Mashable – site de tecnologia – há uma lista com os 21 aplicativos infectados. O portal afirma que caso o usuário tenha baixado um deles, o melhor a fazer é “levar o smartphone para a operadora e pedir um novo dispositivo, já que não há como ter certeza de as informações estarão seguradas”, mesmo depois que o programa foi deletado.





Fonte: IDGNOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/2434/visualizar/