Total Security - totalsecurity.com.br
Tecnologia
Sexta - 08 de Abril de 2011 às 08:10

    Imprimir


O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, realizou por volta das 14h30 da tarde desta quinta-feira, uma coletiva de imprensa para divulgar a nova tecnologia de servidores e design da central de dados da companhia.

Zuckerberg, que apenas introduziu o especialista que explicou as mudanças, brincou com o momento pelo qual o Facebook passa. "Isso é necessário. Antes éramos uma start-up - quer dizer, ainda somos uma start-up - só que hoje somos maiores", falou o CEO justificando as inovações.

Após Mark, subiu ao palco o vice-presidente de operações técnicas, Jonathan Heiliger, para apresentar o projeto Open Cumpute. "O objetivo é obter a computação mais eficiente usando a melhor relação econômica possível", explicou, salientanto que eficiência também é benéfica para o meio-ambiente.

O grande problema das centrais de dados, para Heiliger, é que eles são normalmente tratados como uma espécie de "clube de luta", perdendo muita energia para o servidor. Segundo ele, em casos normais, o centro de dados chega a perder de 11% a 17% da energia para o servidor. No Facebook, com o novo sistema, a perda é de apenas 2%.

Após brincar que o novo design "econômico" do centro de dados foi feito em um guardanapo de papel, Heiliger mostrou os motivos pelos quais a nova tecnologia dos servidores do Facebook, que ficam em Prineville, no estado de Oregon, é melhor. Ela possui sistema de distribuição de energia elétrica de 480 volts que distribui 277 volts diretamente para cada servidor, carregadores de energia constante e localizado que fornece energia, cada um, para uma estante de seis servidores por vez, além de um sistema de resfriamento sem fio que funciona por evaporação.




Fonte: Terra Tecnologia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/2484/visualizar/