Total Security - totalsecurity.com.br
Windows
Segunda - 17 de Setembro de 2012 às 08:55
Por: Tony Bradley, PC World (US)

    Imprimir


É um grande ano para a Microsoft. A venerável gigante de tecnologia está essencialmente se reinventando desde o início de 2012. Um novo OS para servidores, novo sistema operacional para desktop, novo Microsoft Office, nova plataforma móvel, e novo tablet. Tudo sendo lançado quase simultaneamente. Desnecessário enfatizar o quão importante é o sucesso desses produtos para a empresa.

Aparentemente, a Microsoft está disposta a dar o exemplo. Há relatos de que a empresa planeja acelerar seu ciclo de troca de PCs para dar todos aos funcionários desktops e notebooks Windows 8. E mais! Também há rumores de que a fabricante vá dar smartphones W8 e tablets Surface RT para todos os empregados.

Além da generosidade, a atitude também demonstra a confiança da empresa em suas novas plataformas e software. É sem dúvida o exemplo mais extremo de apostar na "comida caseira".

Estratégia
Mas é claro que não se trata apenas de bondade. Parece seguro afirmar que há uma estratégia mais profunda de negócios por trás.

Onuora Amobi, editor do site Windows8Update.com, considera uma jogada brilhante. Além de promover a fidelidade e boa vontade com os empregados, permite a empresa fazer um teste no "mundo real" maciço de seus  canais de distribuição e produção. Além disso, é uma demonstração em escala global de que o Windows Phone 8 e o Windows 8 estão prontos para os clientes corporativose.

Do ponto de vista de marketing e do consumidor, a estratégia faz sentido também. Afinal, são mais de 90 mil funcionários carregando e usando produtos W8. Os amigos e familiares desses 90 mil terão a chance de tocar e sentir o novo sistema, e o marketing boca a boca será muito mais valioso para a Microsoft do que qualquer publicidade.

A Microsoft seguiu uma estratégia semelhante há alguns anos, quando deu a todos os funcionários smartphones Windows Phone 7. Mesmo assim, a plataforma Windows Phone ainda tem se esforçado no embate contra iOS e Android.

All in
A empresa também investe de outras formas. O update de versões anteriores do Windows custaram centenas de reais . Já o salto para o Windows 8 sairá por meros 40 dólares (no Brasil, o preço ainda não foi divulgado), por um tempo limitado. Também há um boato de que o tablet Surface RT poderia chegar em torno de 200 dólares - um valor muito agressivo.

A gigante não está apenas fazendo ajustes incrementais em linhas de produto existentes. Os sistemas operacionais, plataformas de software e dispositivos que a Microsoft está lançando este ano representam um afastamento ousado da estratégia tradicional. Muito do que a empresa está fazendo é, essencialmente, uma aposta. Se fosse no poker, seria um all in (todas as fichas). Será que levará a mesa?




Fonte: IDGNOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/2717/visualizar/