Total Security - totalsecurity.com.br
Internet
Quarta - 28 de Novembro de 2012 às 09:17

    Imprimir


Mais três Estados passam a participar do programa de medição da qualidade da banda carga fixa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). São Bahia, Maranhão e Pará.

A agência começa a distribuir esta semana para os voluntários dos Estados os equipamentos medidores - batizados de whitebox. A distribuição já havia começado em outras onze Unidades da Federação: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

Com as medições, a Anatel reunirá informações para a adoção de ações que permitam a progressiva melhoria do serviço. Apesar do início do envio dos whiteboxes, ainda são necessários voluntários em todos os estados - inclusive onde a distribuição dos aparelhos já começou. 

O plano amostral elaborado pela Anatel distribui voluntários por Unidade da Federação, por prestadora e por faixa de velocidade contratada, de modo a verificar a qualidade do serviço prestado aos diferentes perfis de usuário. Por vezes há grande número de voluntários cadastrados em determinadas células (combinações Unidade da Federação + prestadora + faixa de velocidade), mas faltam voluntários em outras, daí a necessidade de mais internautas em todo o Brasil. 

A escolha e a distribuição de aparelhos têm sido feitas nas células que já contam com grande número de usuários cadastrados. Quem não for escolhido agora poderá ser sorteado em uma próxima etapa do projeto, já que, anualmente, haverá renovação de 25% da base de voluntários. Podem participar todos os usuários - pessoas físicas ou jurídicas - que tenham contrato de prestação de serviço de banda larga fixa em seu nome. 

As medições avaliarão as prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia com mais de 50 mil acessos: Oi, NET, Telefônica/Vivo, GVT, Algar (CTBC), Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom. Apenas funcionários das empresas analisadas não poderão ser voluntários.

Para participar do projeto, o primeiro passo é fazer a inscrição por meio do site Brasil Banda Larga. Em seguida, deve-se fazer o teste de velocidade da conexão, conforme as orientações encaminhadas, por e-mail, pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ).





Fonte: IDGNOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/2793/visualizar/