Total Security - totalsecurity.com.br
Virus & Malware
Quinta - 27 de Dezembro de 2012 às 18:34

    Imprimir


Cibercriminosos especializados em extorquir internautas por meio dos chamados "ransomware" aumentaram suas apostas. Eles estão apertando o "botão do pânico" nos usuários, afirmando que o malware irá limpar seus discos rígidos, segundo informações da Symantec, liberadas na segunda-feira (24/12).

Ainda segundo a empresa de segurança, essa alegação é falsa e não passa de uma maneira que scammers (golpistas) encontraram para aproveitar do medo dos usuários. "Essa é uma tentativa de extorquir dinheiro dos usuários, tirando vantagem das fraquezas humanas quando em pânico e sob pressão", escreveu o pesquisador da Symantec, Jeet Morparia, em um post no blog da empresa.

Ransomwares é a classificação para malwares que, uma vez dentro de um computador pessoal, bloqueiam a máquina e criptografam todos os arquivos e, depois, exibem uma mensagem que pede resgate, um pagamento para que o usuário possa obter o controle sobre a máquina novamente. A técnica está em uso há pelo menos 6 anos e, até recentemente, era rara e ineficaz - os ataques ocorriam principalmente na Europa Oriental.

A nova variante do ransomware, identificada pela Symantec como "Trojan. Ransomlock.G", mas chamada de "Reveton" por outros fornecedores de antivírus; afirma que qualquer tentativa de burlar o bloqueio desencadeará um desastre. "Uma tentativa de desbloquear o computador levará à formatação completa do sistema. Todos os arquivos, vídeos, fotos e documentos em sua máquina serão apagados", diz a mensagem que aparece na tela.

Mas isso não é verdade, diz Morparia, que acrescentou que a análise feita pela Symantec não encontrou qualquer capacidade no código do malware que permita a limpeza do disco. E, mais importante, a Symantec foi capaz de remover o Ransomlock.G e destravar o computador sem qualquer formatação ou exclusão de arquivos.

A nova versão também apresenta outras mudanças, disse Morparia, incluindo o aumento no valor do resgate: de 100 dólares, para 200 ou 300 dólares, para destravar o PC. Também é forjado o prazo de 48 horas para efetuar o desbloqueio, apresentado por um temporizador de contagem regressiva exibido na tela.

A Symantec creditou a descoberta das supostas habilidades de formatação do ransomware ao blogueiro conhecido pelo apelido "Kafeine". Por sua vez, Kafeine deu os créditos para outra empresa de segurança, a Trend Micro, por identificar a variante em 10 de dezembro.




Fonte: IDGNOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/2815/visualizar/