Total Security - totalsecurity.com.br
Windows
Terça - 05 de Março de 2013 às 08:43

    Imprimir


Se você configurou o Windows para atualizar automaticamente na última terça-feira (26/2) e roda a versão de 64 Bits do Windows 7, talvez tenha sido atingido pelo último update problemático liberado pela Microsoft. O KB 2670838 - conhecido oficialmente como "Platform Update for Windows 7 x64-Edition" - parece provocar o surgimento da temida tela azul. O problema ocorre quando o Internet Explorer 9, em particular, para de funcionar e exibe o erro "PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA", identificando o driver de vídeo como fonte causadora da tela azul da morte.

Eu disse "parece provocar" porque quase uma semana depois de o patch ruim ser liberado a Microsoft ainda não reconheceu o problema (pelo menos não no artigo Knowledge Base), não o corrigiu (embora tenha mudado  o status  de "importante" para "opcional" na quinta-feira) e basicamente não tem qualquer informação sobre a sua causa ou solução.

Há, no entanto, uma discussão no fórum da Microsoft Answers sobre o bug, que começou em 28 de fevereiro. Relatos do problema vieram de uma variedade de hardware - computadores da HP, Dell, Sony, Compaq, Gateway e Lenovo que rodavam chips gráficos GeForce, Radeon, Intel e AMD, entre outros.

Descrições mais detalhadas observaram que uma barra preta apareceu no lado direito da tela do Internet Explorer 9. Clique na barra e o seu PC mostrará a tela azul.

Executivos da Microsoft estão tentando entender o caso, mas estão trabalhando com informações escassas. Um usuário do fórum Answers, que se autodenomina Wuzzle (2) e possui o emblema da Microsoft no seu avatar - disse no sábado: "A Microsoft está ciente do problema que alguns usuários estão enfrentando ao instalar o KB2670838 em certos sistemas portáteis com gráficos híbridos. Estamos analisando a situação e considerando o bloqueio da atualização para sistemas que podem ser afetados. Os clientes que estão enfrentando problemas em seus sistemas que já instalaram o update devem considerar desinstalar o KB2670838."

É importante perceber que o KB 2670838 não é um patch de segurança. A Microsoft tradicionalmente libera estas atualizações sempre na segunda terça-feira de cada mês (na chamada Patch Tuesday,  que alguns apelidaram como "Black Tuesday"). Essa atualização ruim foi parte de patches não relacionados à segurança, normalmente liberados na quarta terça-feira de cada mês.

Desde que a Microsoft trocou o status do update para "opcional", ele não foi automaticamente instalado em sistemas programados para tal. Mas se você já realizou o download, talvez o Windows tente instalá-lo mesmo assim.

Como resolver

Se você foi um dos atingidos, felizmente é possível resolver o problema facilmente. Da tela azul, reinicie o seu PC. Clique no botão Iniciar (lembre-se, esse é o Windows 7) > Painel de Controle > Adicionar ou remover programas. À esquerda, clique no link para "Exibir Atualizações Instaladas".

Role a tela até encontrar o KB 2670838, que deve estar no topo (ou próximo) da seção marcada como "Microsoft Windows". Dê um duplo-clique na atualização e desinstale-a. Reinicie.

Depois, apenas para ter certeza de que o sistema não instalou o patch novamente, clique em Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança. Em Windows Update, clique no link "Verificar se há atualizações". Clique no link que diz "xx atualizações opcionais estão disponíveis" e clique com o botão direito em cima da opção KB 2670383 e escolha "esconder". Aproveite para se certificar de que a atualização automática está desligada.

No ano passado, a Microsoft liberou 5 diferentes - e ruins - patches por meio da atualização automática.




Fonte: IDGNOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/2854/visualizar/