Total Security - totalsecurity.com.br
Gerais
Quarta - 14 de Janeiro de 2015 às 08:25
Por: Marcelo Gomes

    Imprimir


O Google lança hoje (14) sua nova versão do aplicativo Google Tradutor. Agora, "no smoking area" vira –no mesmo segundo– "proibido fumar área" na câmera do celular.

A tradução não é perfeita, mas ajuda o viajante que não entende a língua do país em que está –basta apontar a câmera para a frase que deseja ser traduzida para o português.

Outra função que o Google Tradutor ganhou no smartphone é a tradução instantânea de voz sem que o usuário precise informar o idioma em que vai falar. Diga "bom dia" e o aplicativo "fala", alguns segundos depois, "good morning". "Quem quer passear comigo?" vira "who want to walk with me?".

Se, por um lado, as expressões não são convertidas para a outra língua da forma mais correta –normalmente, as palavras são traduzidas uma por uma–, por outro, a ferramenta ganha ao funcionar off-line, sem necessidade de conexão com a internet. Ou seja, o turista não vai mais precisar achar uma Starbucks para ter wi-fi grátis e entender o que diz aquele panfleto em inglês.

A ferramenta funciona nos sistemas Android e iOS e é gratuita. Quem já tem o Tradutor deve receber nos próximos dias um aviso para atualizá-lo. Por enquanto, a tradução instantânea pela câmera do português só tem versão para o inglês, mas outras línguas serão adicionadas –ainda sem previsão.

Para traduzir idiomas como árabe ou catalão para o português, o Google no celular continua usando a ferramenta que digitaliza o texto –processo mais lento.






Autor

Marcelo Gomes
marcelo@totalsecurity.com.br www.totalsecurity.com.br

Analista de sistemas e programador, atua profissionalmente com desenvolvimento desde 1993. Passou por diversas áreas com sistemas desktop até conhecer a web e, desde então, focou no desenvolvimento de projetos próprios nessa plataforma online.  Colaborador de várias revistas, teve alguns de seus maiores artigos publicados pela editora Digerati.

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/3142/visualizar/