Publicado em Quinta - 15 de Novembro de 2007 | por Luiz Celso

Um novo aliado na segurança: Sandbox

Execute arquivos duvidosos em ambiente seguro, evitando infecção do seu computador, mesmo com anti-vírus.
Leia mais...

Brasil cai em ranking que lista os 500 supercomputadores mais potentes do mundo

Publicado em Terça - 13 de Novembro de 2007 | por Luiz Celso

No ranking divulgado em novembro, o supercomputador brasileiro, que é da Petrobras, está na 451ª posição. Na lista de junho de 2007, o Brasil tinha duas máquinas, sendo que a mais bem colocada estava no 215º lugar.

Se comparado com o ranking de há um ano, de novembro de 2006, a queda é ainda maior. Naquela época, o Brasil tinha quatro supercomputadores no ranking, o mais bem colocado na 171ª posição.

O líder do ranking é o BlueGene/L, da IBM, que está instalado no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, nos Estados Unidos. O BlueGene/L está em primeiro lugar neste ranking desde novembro de 2004.
Leia mais...

10 mil empresas de SP receberão carta para legalizar software

Publicado em Terça - 13 de Novembro de 2007 | por Luiz Celso

A Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software) está promovendo uma campanha para incentivar empresas do estado de São Paulo a legalizar software pirata. Serão enviadas cartas para 10 mil empresas, convidando-as a participar. Destas, 10 passarão por fiscalização autorizada pela Justiça a partir da próxima semana.

Para termos certeza sobre pirataria é preciso realizar ações de inteligência, por isso, a carta foi redigida como um convite, diz Emílio Munaro, coordenador do grupo de trabalho de antipitaria da Abes.

Segundo ele, as empresas que aderirem à campanha terão benefícios para comprar software original. A Microsoft, por exemplo, oferece o parcelamento das licenças em 10 vezes sem juros. É preciso entrar em contato com cada empresa e obter informações sobre os benefícios que cada uma delas oferece, explica.

Além disso, as empresas que participarem da iniciativa e ainda não estiverem arroladas em ações na Justiça poderão legalizar seus softwares sem o risco de serem multadas ou autuadas. O fato da empresa aderir à campanha no primeiro momento já isenta a companhia de fiscalização ou mesmo de multa. Mas se a ação judicial já estiver em curso, aí ela terá que responder, finaliza Munaro.
Leia mais...

Firefox 3.0 vaza na Internet

Publicado em Sábado - 10 de Novembro de 2007 | por Luiz Celso

Uma versão de testes do navegador Firefox 3.0 beta já está disponível para download.
Leia mais...

Programador de Linux é julgado na Califórnia pelo desaparecimento de esposa

Publicado em Quinta - 08 de Novembro de 2007 | por Luiz Celso

O programador de plataforma aberta do Linux Hans Reiser - acusado de matar sua esposa na época em que os dois se divorciavam, em 2006 na Califórnia - pretende testemunhar a favor de si mesmo em julgamento sobre desaparecimento de sua esposa.

Intelecto nem sempre é um aliado, afirma William DuBois sobre seu cliente - dono da empresa Namesys, desenvolvedora de plataforma aberta responsável pelos sistemas de arquivamento Reiser 3 e Reiser 4.

Segundo informa o serviço especializado em tecnologia Wired, DuBois disse que Reiser memorizou milhares de páginas de seu processo, e que consegue citar cada página de cabeça - o que torna a defesa uma questão de desafio.

O réu, que começou a cursar a Universidade de Berkley aos 15 anos, diz que não matou sua esposa, desaparecida em setembro de 2006. Hans e Nina Reiser, cidadã russa, se conheceram por rede de casamentos pela Internet. Ela desapareceu depois de deixar os dois filhos do casal com Hans.

As autoridades acusaram Hans pelo desaparecimento por terem encontrado evidências com sangue de Nina em veículo do programador, que estava sem o banco do passageiro. Além disso, as autoridades também descobriram dois livros sobre investigações de assassinato com ele, mais US$9 mil em dinheiro e seu passaporte.

Se sentenciado pelo assassinato de Nina, Hans Reiser deve pegar pena que vai de 25 anos de cadeia à prisão perpétua.
Leia mais...

Curitiba ganha nova fábrica de software

Publicado em Quarta - 07 de Novembro de 2007 | por Luiz Celso

A BRQ acaba de anunciar novos investimentos no Paraná com a instalação de uma fábrica de software em Curitiba para suportar a demanda de clientes da região. A nova unidade deverá gerar 1.050 novos postos de trabalho num prazo de um ano, sendo que 350 deles terão contratação imediata.

A decisão desta nova instalação da BRQ em Curitiba foi definida com base no projeto do Tecnoparque, pólo de tecnologia que está sendo projetado pela prefeitura local e que pretende transformar a cidade em um ambiente de oportunidades produtivas de alto valor agregado. A companhia tem por objetivo criar um grande centro de serviços onde engenheiros e programadores criarão programas encomendados por clientes.

A BRQ já possui fábrica de software em São Paulo e Rio de Janeiro, bem como escritórios em Campinas, Curitiba, Brasília e Nova York (EUA). A empresa faturou R$ 130 milhões em 2006 e conta hoje com dois mil profissionais. Sua meta é chegar em 2012 com 12 mil profissionais.
Leia mais...

Rede de PCs zumbis Storm assusta especialistas

Publicado em Domingo - 04 de Novembro de 2007 | por Luiz Celso

Uma rede de computadores sob o controle de criminosos que começou a ser montada pelo menos desde janeiro...
Leia mais...

Mozilla convoca comunidade para divulgar Firefox com adesivos gigantes

Publicado em Sexta - 26 de Outubro de 2007 | por Luiz Celso

Pela operação, a Mozilla julgará as cinqüenta melhores formas de colar adesivos com o logo do navegador com cerca de 1 metro de diâmetro em lugares estratégicos de alto movimento que possam ajudar na divulgação do software.

Segundo as regras do torneio, usuários no Canadá, Estados Unidos, China, Japão e Nova Zelândia precisam elaborar planos para o posicionamento do adesivo gigante seguindo quatro categorias definida pela Mozilla que, segundo a organização, seguem preceitos do browser - performance, customização, comunidade e segurança.

A Mozilla elegerá os 50 projetos com maior potencial para divulgação do Firefox em 19 de novembro, permitindo que os ganhadores executem seus planos. A Mozilla, no entanto, não se responsabiliza pela segurança ou pelos custos dos projetos.

Quatro projetos serão escolhidos como os melhores pela Mozilla e ganharão de prêmio um notebook MacBook Pro, da Apple, e três consoles Wii, da Nintendo.

Não é a primeira vez que a Mozilla se apóia em sua comunidade para driblar a baixa receita de publicidade e divulgar seu navegador.

Quando o Firefox 1.0 foi lançado, o grupo arrecadou 100 mil dólares entre seus usuários e estampou um anúncio de duas páginas no jornal New York Times anunciando o lançamento e estampando os nomes de todos os contribuintes.
Leia mais...

Safari supera IE e Firefox em teste de velocidade de browsers

Publicado em Quinta - 25 de Outubro de 2007 | por Luiz Celso

Michael Czeiszperger, gerente geral da Web Performance, resolveu usar seu tempo livre para comprovar uma afirmação da Apple, feita em junho, de que seu browser era o mais veloz do mercado. Usou seu tempo livre e algumas ferramentas para medir a velocidade de atualização de páginas nas versões para o sistema operacional Windows, dor browsers IE7, Safari e Firefox 2.

Cada navegador foi direcionado aos 16 sites mais visitados da rede, segundo o ranking do Alexa, no final de agosto. Após um período de dois dias, com múltiplos testes rodando ao mesmo tempo, foi feita uma média do tempo em que cada browser levava para carregar as páginas.

Em todas as situações, segundo Czeiszperger, a versão beta do Safari 3 para Windows foi a mais rápida em termos de carregamento de páginas.

Ao avaliar o tempo de atualização dos sites armazenados em cache e não carregados de um servidor local, entretanto, a diferença entre Safari e IE, e Safari e Firefox foram mínimas, segundo o comparativo.

Já o carregamento de uma página pela primeira vez, o Safari foi em média 1,1 segundo mais rápido do que o IE7 e 1,4 segundo mais veloz do que o Firefox. Em uma conexão típica de "alta velocidade", este aumento de performance costuma ser notado, afirma Czeiszperger.

As medições de Czeiszperger estão disponíveis na internet.

O Safari 3 para Windows deve deixar de ser beta na próxima sexta-feira (26/10), quando a Apple lança o browser como parte do novo sistema operacional Mac OS X Leopard. O Safari 3 pode ser baixado gratuitamente no site da Apple.
Leia mais...

Internet tem 138 milhões de domínios, diz estudo

Publicado em Quinta - 18 de Outubro de 2007 | por Luiz Celso

O número de nomes de domínios registrados globalmente já ultrapassa 138 milhões. A constatação vem de do estudo “Dossiê sobre a Indústria de Domínios na Internet” realizado no segundo trimestre de 2007 pela VeriSign.

Os maiores domínios de primeiro nível TLDs (Top-Level Domains) em termos de base total de registros são .com, .de (Alemanha), .net, .uk (Reino Unido), .cn (China) e .org.

Um fator que contribuiu para a expansão dos registros de nomes de domínios no segundo trimestre foi o forte crescimento de endereços de primeiro nível ccTLDs (com códigos de países) como o da China (.cn), Rússia (.ru) e Coréia do Sul (.kr).

Os ccTLDs superaram a marca de 51,5 milhões no fim do segundo trimestre, aproximadamente 13% a mais do que no primeiro trimestre de 2007 e 36% acima do mesmo período do ano passado. Outros gTLDs também cresceram, incluindo .com e .net, que atingiram 73 milhões de nomes de domínios registrados.

O novo estudo também destaca a importância crescente de negócios internacionais para os mais de 840 distribuidores autorizados para domínios .com e .net ao redor do mundo. Estes distribuidores e suas revendas formam o canal através do qual os nomes de domínios são registrados.

Uma pesquisa recente realizada pela VeriSign apontou que 80% de todos os distribuidores fazem negócio em outros países além dos seus de origem. De uma maneira geral, os distribuidores autorizados vêem na expansão para outros países uma maneira atrativa de desenvolver seus negócios. Um terço destes entrevistados planeja expandir geograficamente nos próximos 12 meses.
Leia mais...