Total Security - totalsecurity.com.br
Internet
Quarta - 02 de Fevereiro de 2011 às 16:37

    Imprimir


O polêmico site WikiLeaks foi nomeado para o Prêmio Nobel da Paz de 2011, disse nesta quarta (2/2) o político norueguês que fez proposta, Snorre Valen.
 
O Comitê Norueguês do Nobel aceita candidaturas para o prêmio até 01 de fevereiro, embora os cinco membros do painel tenham até o final do mês para fazer suas próprias propostas.
 
O parlamentar disse que o WikiLeaks foi "um dos mais importantes contribuintes para a liberdade de expressão e de transparência" no século 21.
 
"Ao divulgar informações sobre corrupção, violações dos direitos humanos e crimes de guerra, o WikiLeaks é um candidato natural para o Prêmio Nobel da Paz", disse Valen.
 
Membros de todos os parlamentos nacionais, professores de direito ou ciências políticas e vencedores anteriores estão entre os autorizados a fazer nomeações. A comissão se recusou a comentar sobre a proposta ou quaisquer outras nomeações.
 
O comitê de cinco membro do Nobel irá avaliar os candidatos, tanto pessoas físicas quanto organizações, nos próximos meses, e o vencedor só será conhecido em outubro.
 
O site, que ainda está divulgando uma série de telegramas das embaixadas americanas, sofreu pressões do governo e de empresas dos EUA, o que desencadeou uma verdadeira guerra na web movida por grupos de apoio.




Fonte: IDG NOW

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://totalsecurity.com.br/noticia/2409/visualizar/