Publicado em Sexta - 26 de Março de 2004 | por Paty

Segurança Yahoo! corrige falha de segurança do webmail

A Yahoo! informou que já corrigiu a falha de segurança que permitia que crackers usassem o Internet Explorer para rodar scripts maliciosos em seu webmail.
Leia mais...

Gerais Invasão a site atrasa Gnome 2.6 em uma semana

Publicado em Sexta - 26 de Março de 2004 | por nosf

O lançamento do Gnome 2.6, previsto para esta quarta-feira (24) foi adiado para o próximo dia 31 de março. O motivo? O site do Gnome.org foi invadido.
Leia mais...

Gerais Programador é acusado de chantagear o Google

Publicado em Sexta - 26 de Março de 2004 | por nosf

O FBI prendeu ontem em Venture County, na Califórnia, Michael A. Bradley, de 32 anos. Ele teria tentado extorquir US$ 100 mil do Google.
Leia mais...

Gerais UE confirma sanções contra a Microsoft

Publicado em Sexta - 26 de Março de 2004 | por nosf

A Comissão Européia --órgão executivo da União Européia-- anunciou nesta quarta-feira o que todo o mercado de tecnologia aguardava: multas pesadas e medidas duras para impedir a Microsoft, maior empresa de software do mundo, de expandir seu domínio no continente.
Leia mais...

Bugs Falha no IE deixa Hotmail e Yahoo! vulneráveis

Publicado em Quarta - 24 de Março de 2004 | por nosf

A tecnologia de filtragem usada pelos webmails (como o Hotmail e o Yahoo!Mail) possui uma falha de segurança que permite o envio de vírus e vermes entre estes serviços sem que eles consigam se defender dos ataques, por exemplo.
Leia mais...

Linux, Unix, BSD HP vai produzir PCs com Linux também no Ocidente

Publicado em Quarta - 24 de Março de 2004 | por nosf

Depois de anunciar o lançamento de computadores equipados com Linux no mercado asiático, a HP afirma agora que vai produzir PCs equipados com o sistema operacional representado do pingüim também no Ocidente.
Leia mais...

Segurança Congresso vota esta semana projeto de lei sobre spam

Publicado em Quarta - 24 de Março de 2004 | por Paty

O verdadeiro responsável pelo spam (mensagem indesejada) não é quem o transmite, mas sim quem fornece os endereços eletrônicos. A afirmação é do advogado Amaro Moraes e Silva Neto. “A única maneira de acabar com essa doença é atingindo a causa, que são os bancos de dados, e não os transmissores”, disse.

A partir dessa conclusão, ele formulou uma proposta de adendo ao Projeto de Lei nº 89/2003, do deputado Luiz Piauhylino, que trata dos crimes da informática. O objetivo é regulamentar o envio de mensagens, como as de fins publicitários, pela Internet e punir os responsáveis pelo incômodo causado ao destinatário. A proposição foi encaminhada ao deputado e será apresentada, nesta terça-feira (23/3), à Comissão de Constituição e Justiça.

Leia o texto na íntegra

PROJETO DE LEI Nº

Dispõe sobre a autorização aos remetentes de mensagens publicitárias não impressas, enviadas por cabo, teledifusão, radiodifusão, satélites ou outros meios congênes

O Congresso Nacional decreta:

Artigo 1º - Lei disciplina o modo a ser realizada a publicitária cujo custo é arcado pelo destinatário.

Artigo 2º - Na secção VI (dos bancos de dados e cadastro dos consumidores), do Capítulo V, do Título I do Código de Defesa do Consumidor, serão acrescidos os seguintes artigos:

Artigo 45-A - As companhias operadoras de telefonia (fixa ou móvel) e os provedores de acesso à Internet disponibilizarão na página principal de seus websites, com destaque, uma ligação direta (link) para uma página de Internet onde consta a lista de seus usuários que autorizam o recebimento de mensagens comerciais, através de chamadas telefônicas (telemarketing) ou de mensagens de correio eletrônico (emails).

§ 1º - Toda chamada telefônica publicitária anunciará a seu destinatário o objetivo comercial da mensagem e quem a envia, bem como onde seus dados foram obtidos, antes de descrever os serviços ou produtos oferecidos;

§ 2º - Toda mensagem eletrônica publicitária notificará seu destinatário que se trata de mensagem comercial.

I - no campo relativo ao assunto, o remetente do email deverá estar consignada a palavra PUBLICIDADE, em maiúsculo, na frente do produto ou serviço oferecido;

II - princípio da mensagem constará a origem do banco de dados onde consta o endereço do destinatário das mensagens.

§ 3º - As companhias operadoras de telefonia (fixa ou móvel) e os provedores de acesso à Internet disponibilizarão em seus website um mecanismo simples de exclusão para os destinatários das chamadas telefônicas ou das mensagens eletrônicas possam remover o cadastro dos bancos de dados

§ 4º - A lista de chamadas telefônicas ou de mensagens eletrônicas autorizadas será registrada em cartório por quem a disponibilizar e ser colocada na íntegra na website do ofertante dos serviços ou produtos.

§ 5º - Através de Lei complementar será criada a LISTA NACIONAL DE CHAMADAS TELEFÔNICAS E MENSAGENS ELETRÔNICAS AUTORIZADAS (CHAMEN), a qual reunirá todas as listas das operadoras de serviços de telefonia (fixa ou móvel) e dos provedores de acesso à Internet. Essa lista estará disponibilizada no website www.chamen.gov.br.

I - enquanto não aprovada e promulgada a Lei complementar, as listas autorizadoras obedecerão o disposto pelo §§ 3º e 4º, deste artigo.

§ 6º - Nenhuma chamada de telemarketing excederá a 30 segundos;

§ 7º Nenhuma mensagem de correio eletrônico (email) excederá a 300 palavras.

Artigo 45-b - Toda violação ao disposto no artigo anterior configurará constrangimento ilegal, nos termos do artigo 146 do Código Penal.

Artigo 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Leia mais...

Hackers e Cia Polícia alemã invade fórum de hackers

Publicado em Terça - 23 de Março de 2004 | por nosf

O fórum online Liquid FXP abriga um grupo de hackers que invade provedores internet com o objetivo de surrupiar filmes, músicas, games e programas de computador, para depois oferecê-los livremente em seus sites.
Leia mais...

Gerais UE estuda multa recorde de R$ 1,8 bi à Microsoft

Publicado em Terça - 23 de Março de 2004 | por nosf

A gigante de computadores Microsoft pode receber uma multa recorde no maior processo antitruste da história da União Européia (UE).
Leia mais...

Linux, Unix, BSD Conectiva/Linux em crise

Publicado em Terça - 23 de Março de 2004 | por Observador

A Conectiva S/A, empresa brasileira que o mercado de informática do Brasil apostou que, no governo Lula, seria a grande fornecedora do Linux, sistema operacional de código aberto e rival do Windows, da Microsoft, está sendo colocada à venda.
Leia mais...