Publicado em Segunda - 18 de Dezembro de 2006 | por Luiz Celso

Windows Defender não pode ser utilizado no Windows 2000

O Windows Defender, software da Microsoft que remove malwares do PC , não tem funcionado no Windows 2000, sistema operacional voltado para ambientes corporativos. A informação é do Information Week.

Segundo o site, a documentação do aplicativo de segurança especifica que o mesmo não funciona no Windows 2000. Isso porque a Microsoft travou esta ferramenta por meio de uma modificação no pacote de instalação do Defender, o InstallShield. Com isso, o pacote traz uma condição definida como VersionNT > 500, que impede que o software seja instalado no Windows 2000.

No entanto, alguns administradores de rede conseguiram eliminar esta condição, usando o Orça – um editor que modifica os scripts do InstallShield – possibilitando que o Defender funcione no sistema operacional em questão.

Os usuários do Windows 2000 podem ainda optar por uma garantia estendida no suporte, que pode incluir o desenvolvimento de patches de segurança em brechas consideradas críticas.
Leia mais...

Correção deixa filtro de phishing do Internet Explorer 7 mais rápido

Publicado em Sábado - 16 de Dezembro de 2006 | por Luiz Celso

A Microsoft anunciou na quinta-feira (14/12) uma correção para seu navegador Internet Explorer 7 (IE7), que promete impulsionar sua performance em alguns sites.

O anúncio foi feito após uma série de reclamações de usuários de que o browser, lançado em meados de outubro, estava deixando o computador mais lento. Segundo comunicado da empresa, isso acontece por conta do filtro de phishing, que “avalia o conteúdo dos sites”.

O objetivo desse filtro é alertar os internautas de que poderiam estar visitando sites não confiáveis, diz a companhia. Os patches são voltados às versões do browser para Windows XP e Windows Server 2003, e não se aplicam ao Vista.
Leia mais...

Vista será a última versão do Windows

Publicado em Quinta - 14 de Dezembro de 2006 | por Luiz Celso

A consultoria Gartner fez uma previsão ousada em relação ao futuro do Windows. Contradizendo o presidente da Microsoft, Steve Ballmer, a empresa afirmou que o Vista seria a última versão do mais usado sistema operacional do planeta.

Segundo o Gartner, a próxima geração de ambientes operacionais será modular e terá suas atualizações de forma gradativa. “A era das implementações monolíticas de lançamentos de software está perto do seu fim”, declarou a empresa em relatório. “A Microsoft será um agente visível neste movimento e os resultados serão atualizações mais flexíveis do Windows e um novo foco na qualidade geral”.

Paralela a esta previsão, correm rumores que a Microsoft começou a congelar os contratos com muitos dos atuais desenvolvedores do Vista, que foram incentivados a buscar novos projetos dentro da própria empresa.
Leia mais...

Microsoft libera patches, mas não corrige falhas críticas no Word

Publicado em Terça - 12 de Dezembro de 2006 | por Luiz Celso

A Microsoft liberou nesta terça-feira (12/12) seu pacote de correções mensais, que inclui sete boletins de segurança para 11 falhas, três dos quais endereçam falhas críticas no Windows e quatro para falhas classificadas como “importantes”.

O pacote não inclui, no entanto, correção para duas falhas críticas detectadas no Word em menos de uma semana - a primeira delas apontada pela própria Microsoft na última quarta-feira (06/12).

As correções pode ser baixadas no site da Microsoft ou pelo sistema de update automático do Windows.

Entre as falhas críticas corrigidas estão vulnerabilidades no Internet Explorer, no Visual Studio 2005 e no Windows Media Player - todas elas permitem a execução remota de código.

As correções consideradas importantes incluem atualização para brechas no protocolo Simple Network Management Protocol (SNMP), no Outlook Express, no Remote Installation Service (RIS), além de uma falha no próprio sistema operacional.
Leia mais...

Piratas quebram sistema de autorização do Windows Vista para empresas

Publicado em Sábado - 09 de Dezembro de 2006 | por Luiz Celso

Hackers estão distribuindo um arquivo que libera o uso da versão corporativa do novo sistema operacional da Microsoft, o Windows Vista, driblando os mecanismos antipirataria da empresa.

Antes de rodar no desktop, o Windows Vista deve ser ativado, ou autorizado, pela Microsoft. Para simplificar a tarefa de ativação de diversas cópias do sistema em empresas, a Microsoft oferece ferramentas especiais aos clientes corporativos.

Entre elas estão o Serviço de Administração de Chaves (KMS na sigla em inglês), que permite que a empresa distribua as autorizações por meio de um servidor.

O software batizado de Microsoft.Windows.Vista.Local.Activation.Server-MelindaGates permite que os usuários explorem o processo do KMS conseguindo ativar cópias ilegais do novo Vista corporativo. O download do programa está disponívek em sites como The Pirate Bay e outros similares de compartilhamento de arquivos.

O KMS da Microsoft é oferecido a empresas com 25 ou mais computadores rodando o Vista e atualiza a ativação do sistema a cada seis meses.

O Vista é o primeiro sistema operacional da linha Windows que requer ativação de máquinas individualmente mesmo em grandes volumes. O novo processo de autorização visa a reduzir a pirataria.

Isto também mostra como a pirataria não envolve apenas crianças copiando jogos, comentou Mikko Hypponen, chefe de pesquisas da empresa de segurança de dados F-Secure Corp. As únicas partes interessadas que precisariam quebrar o KMS seria empresas com volume de licenças.

A Microsoft não comentou o assunto até o momento.
Leia mais...

Microsoft quer introduzir Windows no laptop de US$ 100

Publicado em Quarta - 06 de Dezembro de 2006 | por Luiz Celso

A Microsoft está tentando a todo custo encaixar o Windows nos computadores portáteis do projeto OLPC (Um Laptop por Criança, em português), também conhecido como laptop de US$ 100. A informação é do site The Inquirer.

Durante a conferência NetEvents, que acontece em Hong Kong, Nicholas Negroponte, idealizador do OLPC, declarou que Bill Gates secretamente aprovava o projeto e que incluiu um slot de cartão de memória SD nos laptops apenas para que a Microsoft pudesse introduzir o seu sistema operacional no equipamento. A capacidade de armazenamento do dispositivo é de 512 MB (memória Flash) e a instalação do Windows – versões Home e Start Edition, direcionadas aos mercados emergentes – exige no mínimo 1,5 GB.

Negroponte afirmou ainda que enviou um lote de portáteis a Redmond, sede da Microsoft, para que a empresa pudesse testar a inserção do Windows. Caso a companhia entre realmente no projeto, a reviravolta seria interessante, uma vez que Gates tem sido um crítico constante do OLPC, declarando que a tela do produto é muito pequena e o seu disco rígido muito pouco potente.

Outro obstáculo que a Microsoft enfrentaria para inserir seu Windows no projeto seria a resistência dos governos participantes onde muitos, incluindo o Brasil, pretendem adotar apenas programas de código aberto.
Leia mais...

No lançamento mundial do Vista, três pragas detectadas

Publicado em Quinta - 30 de Novembro de 2006 | por Luiz Celso

No mesmo dia em que a Microsoft lançou mundialmente o sistema operacional Windows Vista para clientes corporativos, a consultoria de segurança Sophos divulgou que três das dez pragas mais ativas do mês de novembro também afetam o novo software.

Segundo a empresa, os malwares Stratio-Zip, Netsky-P e MyDoom-O são capazes de burlar as defesas de segurança do produto e infectar os micros dos usuários.

Juntas, as três pragas representaram 39,7% de todas as ameaças digitais do último mês, graças à liderança da Stratio-Zip, com 33% dos ataques, que ultrapassou variações do Netsky-P como praga mais freqüente.

Para chegar à conclusão, a companhia testou as dez pragas mais ativas que chegam por e-mail em gerenciadores da e-mail da Microsoft e de terceiros.

Enquanto a atualização do Outlook que integra o Windows Vista barrou todas as ameaças, em um sinal da melhoria na segurança promovida pela Microsoft no aplicativo, os três malwares infectaram o micro durante o uso de softwares de outras empresas.

Durante os lançamentos da versão Beta do Windows Vista, a Microsoft anunciou novas funções no sistema que melhorassem sua segurança.

A estratégia rendeu problemas com desenvolvedoras de segurança, como a Symantec e a McAfee, após a Microsoft ameaçar não liberar o código-fonte do kernel do Vista de 64-bits para as empresas.
Leia mais...

Vista poderá ter Google como padrão, diz Microsoft

Publicado em Quinta - 20 de Julho de 2006 | por Birkoff

A Microsoft anunciou hoje que está adotando voluntariamente princípios que guiarão o desenvolvimento do sistema operacional Windows e que permitirão, por exemplo, que fabricantes de computadores possam definir o Google como mecanismo padrão dos produtos que vendem.
Leia mais...

Substituto de Gates tentará adaptar a Microsoft à "idade da Internet"

Publicado em Segunda - 19 de Junho de 2006

Ray Ozzie, que chegou à Microsoft em 2005, vai substituir Bill Gates no papel de diretor de inovação na líder mundial da informática, num momento em que seu domínio sobre o mundo da informática deve se adaptar a toda a internet.
Leia mais...

Sistema que detecta Windows pirata envia dados à Microsoft

Publicado em Sexta - 16 de Junho de 2006 | por Birkoff

A Microsoft confirmou que sua ferramenta Windows Genuine Advantage envia dados dos computadores de seus usuários para a empresa, o que não era um recurso anunciado anteriormente.
Leia mais...